04/02/2014

Dicas sobre a faculdade.



     Como minha faculdade volta dia doze, olá loucura! Decidi fazer um guia básico de sobrevivência ou ajuda para vocês, eu também não sei porque decidi fazer isso logo agora no terceiro ano do curso, mas como vi muita gente comentando sobre isso e com muitas duvidas vamos lá:

1- Material escolar: Não, você NÃO precisa comprar um monte de coisa para o primeiro ano da faculdade, aqueles cadernos e mais cadernos de dez matérias, estojo cheio de canetas, mochila nova e etc etc, no meu primeiro ano comprei tanto mais tanto material que até hoje tem coisa que nem usei, e nem sei onde foi parar, um caderno de dez ou cinco matérias, caneta, lapiseira e borracha é tudo o que você vai precisar no começo, a menos que seu curso peça material a parte, dai é só dar uma checada na lista de material que fica disponível para os alunos. Na minha faculdade quase tudo é via computador, os professores disponibilizam os slides das aulas sem seus blogs e muitos dos meus colegas fazem anotações em tablets ou celulares.

2 - Vestuário: Essa é uma duvida cruel feminina, o que eu uso no primeiro dia? Bem depende se na sua faculdade tiver trote a roupa mais velha que você tiver, se não você pode ir mais produzida para dar uma ótima primeira impressão. Mas geralmente o pessoal vai bem a vontade, com roupas confortáveis, maquiagem básica, bem fresquinhos, só vamos esclarecer duas coisas: Primeira:  não vão te julgar um bom ou mal profissional só porque você foi de havaianas para faculdade; Segunda: sim a faculdade é a porta de entrada para a vida profissional na sua área, seus professores trabalham na área, alguns de seus colegas também e dependendo do curso exige sim que você esteja sempre apresentável. Por exemplo: Cursos na área de comunicação, moda e marketing vão exigir que você esteja mais arrumada do que em cursos como engenharia, contabilidade e matemática. Mas se ficar com duvida lembre-se: menos é mais.

3 - Grana extra: Sim em alguns momentos sua faculdade vai exigir que você esteja com uma grana extra para os xerox, trabalhos, impressões em gráficas, maquetes e etc, então já vá guardando o troco do lanche, do ônibus ou daquela blusa que você comprou na semana passada. 

4- Não deixe para ultima hora: Geralmente os prazos já não são tão longos, as vezes te dão um prazo de DIAS para entregar um resumo ou trabalho de folhas, então nunca deixe nada para ultima hora, não importa se é para o mês que vem ou para amanhã, se te sobrou meia hora hoje já comece! Os trabalhos da faculdade são bem diferentes dos ctrl c e ctrl v que você usava no colégio, seu professor vai sim conferir as fontes (nem que isso tome todo tempo e bom humor dele) e você vai sim levar um zero se ele constatar plagio, por isso não copie e cole nada, leia com atenção argumente e nunca, eu disse NUNCA basei sua pesquisa numa fonte só. Lembra que você passava o domingo de manhã dormindo? Pois é agora você vai passar lendo textos chatos escritos por todo tipo de gente, boa sorte!

5- Não crie inimizades: Eu entendo que sua colega do lado não consegue parar de contar do final de semana dela ou que seu professor te dá nos nervos cada vez que faz uma piada sem graça, mas não arrume briga, saia da sala vá tomar um ar e volte, nunca se sabe de quem vamos precisar amanhã, aquela moça da biblioteca que leva horas para pegar um livro, bem ela pode ser a mãe do seu novo chefe.

6- Aprenda o máximo possível: Aprenda tudo o que você puder, você está tendo a chance de passar os próximos anos convivendo com maravilhosos profissionais que podem te ensinar muita coisa boa, então aproveite disso e tire o melhor que você puder de cada um, informação e conhecimento nunca é demais, seja humilde para reconhecer o erro, seja esperto de aproveitar a dica e seja inteligente para aceitar conselhos.

   Bem é isso que eu me lembro, qualquer duvida eu respondo nos comentários, espero que você tenha um ótimo ano letivo, não pegue nenhuma dp e possa ser o melhor no que você escolheu. Beijo!

8 comentários:

  1. Oii, noossa, esse post de dicas para a faculdade vai me ajudar bastante, ainda mais porque começo meu primeiro período esse semestre, amei as dicas!! bjss
    http://blogficadicaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post e dicas para quem vai para a faculdade e para escola também. Ah, boa sorte (kk)
    http://todeshort.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, eu estava precisando, hehe!

    http://blogmylittlecandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. achei bem legal o post e realmente no primeiro ano de faculdade ficamos doidas e sem saber o que fazer ou como se programar rsrs. Já estou no 4° e último ano da facul (graças a Deus rsrs) e aprendi muito com o passar dos anos.
    Bjos e sucesso.

    http://www.gabyperes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Boas dicas!

    Seguindo, retribui?
    http://www.criandoearquitetando.com/

    ResponderExcluir
  6. ai meu deus, eu amei as dicas, vou começar a faculdade semana que vem, e estava morrendo de curiosidade sobre essas coisas, você acaba de me salvar, obrigada haha! adorei o post e o blog.

    Estou seguindo, beijos
    http://20-fevereiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Mesmo o meu futuro curso sendo a distância eu adorei ler as dicas. Principalmente sobre os trabalhos. Estou super nervosa porque não sei como vai ser pra estudar em casa.

    http://pequenabookcase.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Fique a vontade para comentar, sua opinião é muito importante para mim.
- Responderei e retribuirei todos os comentários assim que possível.
- Vou olhar seu blog e se eu gostar irei te seguir então não precisa comentar: "estou te seguindo, retribui?", esse tipo de comentário será ignorado.
- Não é permitido termos ofensivos ou abusivos, se você achou que de alguma forma o blog ou alguma postagem foi ofensiva por favor me encaminhe um e-mail.