16/07/2017

A história do Futuro de Glory O'Brien


Autora: A.S. King
Editora: Gutenberg

Sinopse: “Então nós duas bebemos. Ellie bebeu primeiro e agiu como se o gosto fosse bom. Eu bebi logo depois. E nem era tão ruim. Quando acordamos na manhã seguinte, o mundo estava diferente. Nós podíamos ver o futuro. Podíamos ver o passado. Podíamos ver tudo. ”
O fim do ensino médio é uma época de possibilidades infinitas – mas não para Glory O’Brien, uma jovem norte-americana que não tem nenhum plano para o futuro. Sua mãe cometeu suicídio quando Glory tinha apenas 4 anos, e ela nunca parou de se perguntar se seguiria o mesmo caminho.... Até que numa noite transformadora ela começa a experimentar um novo e surpreendente poder que lhe permite enxergar o passado e o futuro das pessoas...
 

 “Tornar-se adulto é como ser o passageiro de um trem desgovernado. Depois que ele desembesta, não há nada que você possa fazer a respeito. E é um processo que começa quando você nasce. O morcego não tinha controle sobre isso. Nós não temos controle sobre isso. Você não tem controle sobre isso.”


A trama: Apesar da historia do morcego ser bem "sem nexo" ela causa uma reviravolta bem bacana, As descobertas provenientes das visões e todas as outras que Glory faz no quarto escuro a respeito de sua família, faz com que a personagem se desenvolva. O livro questiona muito mais do que só uma historia surreal, ele traz a tona questões como: suicídio, feminismo e mudanças. 
E a autora aborda tudo isso de uma maneira suave e adolescente, mostrando durante os capítulos tudo o que acontece para mudar cada um dos personagens e como essas mudanças impactam as pessoas a sua volta.

Os personagens: Glory é o foco e por isso acaba sendo a mais bem construída e trabalhada, acho que mesmo ela sendo alguém "real" ela tem um certo desdem pelas pessoas ao seu redor incluindo sua melhor amiga -que apesar de irritante, fútil e na minha opinião bem egoísta-  também representa uma pessoa real meio perdida em relação a como foi criada.
O pai da Glory me da agonia até metade do livro ou mais, e só quando conheci melhor a sua dor é que o entendi, acho que ele poderia ter sido melhor trabalhado ai. 
Jasmine é outro personagem que apesar de aparecer pouco é bem importante então preste atenção nela. 

PODE CONTER SPOLIER

O que achei: Eu gostei muito desse livro e como Glory e seu pai conseguiram pegar de volta o que é seu, e dar a Jasmine (mãe de Ellie) o que ela merecia, porém não gostei do jeito que retratou uma comunidade Hippie, eu nunca estive em uma, mas acho que foi estereotipado e realmente não sei se a autora conhecia uma ao escrever sobre como as coisas funcionavam lá. Porém, entendo que a comunidade foi só um mecanismo para apresentar a história.
Achei que a amizade entre Ellie e Glory poderia ser melhor esplanada, entendo que a intenção era não ser e ter o lance de ir embora e de apesar de dividir uma vida juntos não tem quase nada em comum e isso já não funcionar mais, o comportamento da Ellie era realmente irritante, mas do mesmo jeito que Glory sentia que Ellie não se importava a Glory parecia não se importar se tinha algo por trás disso também.
De resto achei maginifico a Glory ir separando a personalidade dela da sua mãe, o fato dela ir descobrindo outras coisas e razões para continuar e incentivar o pai a continuar e assim começar a viver outra vez, é tão bom não ter retratado a Darla como alguém egoísta ou má.

E vocês já leram esse livro? Tem vontade de ler?






3 comentários:

  1. O livro parece ser ótimo, preciso tirar um tempo para terminar de ler os meus. Bjs
    Pony Random
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia mas fiquei bastante interessada!!!

    Beijinhos
    Cloud World

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, adorei seu blog. A resenha ficou ótima e eu não conhecia o livro, mas fiquei interessada pela leitura.
    bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir

Olá! Fique a vontade para comentar, sua opinião é muito importante para mim.
- Responderei e retribuirei todos os comentários assim que possível.
- Vou olhar seu blog e se eu gostar irei te seguir então não precisa comentar: "estou te seguindo, retribui?", esse tipo de comentário será ignorado.
- Não é permitido termos ofensivos ou abusivos, se você achou que de alguma forma o blog ou alguma postagem foi ofensiva por favor me encaminhe um e-mail.